sexta-feira, 19 de março de 2010

Projeto maridão: João Henrique remove de sopetão da Prefeitura secretários que podem dificultar eleição de Maria Luíza a deputada federal

O Diário Oficial do Município de Salvador de hoje traz a exoneração dos secretários Sérgio Brito, de Planejamento e Gestão, Almir Melo, de Transportes e Infra-estrutura, e Antonio Brito, de Ação Social.

Com as mudanças não foram anunciadas ontem, oficialmente, há grande buxixo na esfera municipal sobre a possibilidade de terem sido promovidas “monocraticamente” pelo prefeito sem consulta aos titulares das pastas e seus padrinhos, o que é negado na Prefeitura, pelos envolvidos, inclusive.

Sérgio é da cota do PSC, Melo ligadíssimo ao ministro peemedebista Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), braço direito do prefeito na campanha passada, e Brito, filho do vice-prefeito Edvaldo Brito – ambos da cota do PTB.

Para substituí-los, o prefeito nomeou, em caráter temporário que pode se tornar permanente, Reinaldo Saback (hoje diretor-geral), para a Seplag, Euvaldo Jorge (presidente da Desal), para a Setin, e Liziane Guimarães, para a Ação Social.

À exceção de Liziane (que é procuradora do município e foi secretária municipal de Administração), uma afilhada política do secretário João Cavalcanti (Casa Civil), são todos personagens diretamente ligados ao prefeito, o que significa que ele recobra poder direto sobre as três secretarias.

O caso mais emblemático é o de Melo na Setin, por conta de suas relações íntimas com o ministro Geddel. A secretaria era comandada pelo PMDB desde que o prefeito aliou-se ao ministro, antes da campanha municipal passada e, por este motivo, é considerada um dos focos de onde irradiava o poder de Geddel na administração.

A reforçar o caráter de surpresa das mudanças, está o fato, de conhecimento geral, de que o prefeito pretendia promover as substituições no próximo dia 30 para secretários que vão disputar as eleições, a exemplo dos três que deixaram os cargos hoje.

Assim como Toni Brito, Sérgio é candidato a deputado federal. Os dois são vistos, portanto, como duas ameaças fortíssimas ao projeto do prefeito de eleger sua mulher, a deputada estadual Maria Luíza, à Câmara dos Deputados, com uma votação expressiva. Candidato a deputado estadual, Melo é um dos pilares de apoio político de Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB, irmão do ministro Geddel e candidatíssimo a deputado federal, outro adversário forte da mulher do prefeito.

Considerado um dos melhores secretários municipais da Prefeitura, com fama de competente do ponto de vista técnico e político, ampla inserção nacional e interlocução local e internacional na área de saúde, o filho do vice-prefeito é uma das fortíssimas promessas da atual eleição à Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário