segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Marina Silva lança Bassuma ao governo e Edson ao Senado


O Partido Verde (PV) promoveu mais um Encontro Regional ontem. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Juazeiro e teve como objetivo dar seguimento às discussões sobre as eleições de 2010. A presença da senadora Marina Silva, pré-candidata do partido à Presidência da República, foi a grande novidade. Primeiro, Marina participou de atividades no município de Petrolina (PE) e depois seguiu para se encontrar com os verdes na cidade baiana.
Em Juazeiro, a senadora Marina Silva foi agraciada com o titulo de cidadã do município. A presidenciável do PV aproveitou para lançar o deputado federal Edson Duarte como candidato ao Senado. Ao mesmo tempo, ela incentivou o deputado federal Luiz Bassuma a disputar o governo do estado em 2010. “O grupo de Juliano Matos (secretário estadual do Meio Ambiente e defensor da manutenção da aliança com o governador Jaques Wagner) ainda pode tentar alguma mobilização no último encontro estadual, dia 12, em Salvador. Mas posso assegurar que 95% do Partido Verde defende a candidatura própria”, disse Bassuma.
Além da senadora Marina Silva e dos deputados federais Edson Duarte e Luiz Bassuma, o Encontro contou com a presença também do deputado federal Edigar Mão Branca, do secretário estadual do Meio Ambiente Juliano Matos, do Presidente Nacional da legenda, Luis Penna, do Coordenador Nacional da Regional Leste, Fernando Guida, do Presidente da Executiva Estadual, Ivanilson Gomes, além de prefeitos, vereadores e militantes da região.
Até agora, o PV já realizou quatro encontros regionais: Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lençóis e Itabuna. Segundo o presidente Ivanilson Gomes, cerca de 90% dos filiados têm se manifestado favoráveis à tese de candidatura própria ao governo do estado. “Pelos encontros realizados até agora, a tendência é de candidatura própria”, confirmou Ivanilson. O nome do deputado Luiz Bassuma é o mais cotado para disputar o governo. Defensor da tese de candidatura própria, Bassuma aceita o desafio e vê crescer junto às bases esse sentimento.
No encontro realizado em Juazeiro neste fim de semana, o PV discutiu duas situações. A primeira foi o projeto para as eleições de 2010, quando os filiados tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas, como vinha acontecendo em outros encontros. A segunda foi a apresentação do nome do deputado federal Edson Duarte para disputar o Senado, além de reafirmar o nome de Bassuma para disputar o Palácio de Ondina, com aval de Marina Silva.
Encontro - Buscando ampliar o palanque do seu provável candidato ao governo baiano e reforçar a candidatura da senadora Marina Silva à Presidência da República, a direção do PV tem procurado conversar com outras legendas no estado. Além do PSOL da senadora Heloisa Helena, os dirigentes do PV têm conversado também com o PPS. Em Juazeiro, o PV avançou nesta direção, sinalizando para ampliar o diálogo e reforçar o seu palanque para as eleições de 2010.
Conforme já vinha sendo especulado, o encontro na região norte do estado serviu para reafirmar a tese de candidatura própria ao governo baiano em 2010. O último encontro do partido, a ser realizado no próximo dia 12, em Salvador, será fundamental para definir os rumos dos verdes em 2010. Pelo clima de Juazeiro, o encontro na capital baiana será apenas para oficializar o nome do candidato da legenda para disputar o governo do estado. Até agora, o nome do deputado federal Luiz Bassuma é o mais cotado (EM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário