segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Feriado no Dia da Consciência Negra divide opiniões


Na data em que a população comemora a saga de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta dos negros brasileiros, o 20 de novembro será de intensas atividades. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem gerando especulação em torno da possibilidade do anúncio da data como feriado nacional. Nas repartições municipais, foi decretado ponto facultativo.
Salvador faz parte dos 5.126 municípios brasileiros que não adotaram o feriado, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). No Brasil, 436 cidades têm o 20 de novembro como feriado municipal. No movimento negro baiano, a possibilidade do novo feriado nacional divide opiniões.

É necessário entender que o dia não seja apenas para lazer. Sendo ou não feriado, o 20 de novembro é uma data cívica, que deve ser comemorada por todos, negros e brancos. Requer um momento de reflexão do nosso papel na construção de uma sociedade democrática.

Imaginem que com feriado, com certeza irá descaracterizar as comemorações inclusive do seu papel pedagógico, nas escolas, associações e entidades ligadas a cultura. Em Mata de São João foi realizada uma sessão na câmara de vereadores em comemoração ao dia e logo após estudantes, professores e entidades ligados ao dia da consciência negra realizaram caminhada pelas ruas da cidade.
Por Bruno Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário