quinta-feira, 1 de abril de 2010

Nilo deixa a prefeitura e se lança na disputa eleitoral

Os oposicionistas baianos estiveram reunidos ontem no município de Guanambi, no Sudoeste baiano, para participar da festa de despedida de Nilo Coelho da prefeitura municipal. O tucano, apontado como candidato à vice na chapa encabeçada pelo democrata Paulo Souto, teve um dia agitado, devido à inauguração de obras. À noite, ele foi o anfitrião do evento (ocorrido no centro da cidade) que marcou seu desligamento do governo municipal.

Na cidade, Souto, pré-candidato ao governo baiano, aproveitou para convidá-lo publicamente a integrar sua chapa na próxima eleição. “Trata-se de uma grande liderança do nosso estado que certamente terá um papel de destaque na coligação DEM/PSDB”, afirmou. A extensa agenda de Nilo com a comitiva da oposição começou à tarde, quando ele deu inicio à inauguração de 14 obras pela cidade.

Entre elas, estavam duas praças com quadras poliesportivas nos bairros Beija-Flor e Paraíso, salas de aula, calçamento de ruas, postos de saúde, ampliação do ginásio de esportes, asfaltamento de avenidas, incluindo a pista que dá acesso à Escola Agropecuária Federal. “Fizemos questão de comparecer a Guanambi para essa despedida e ver um pouco do muito que Nilo Coelho realizou no município ao longo dos últimos anos”, declarou Souto.

No final da tarde houve uma reunião política na residência de Coelho. Além dele e Souto, estavam presentes também os tucanos Antônio Imbassahy, Jutahy Júnior e João Almeida. Entusiasmado, o democrata comentou sobre a aliança entre democratas e tucanos na Bahia. “Este é um bom momento para nossa coligação, tanto estadual, quanto nacional.

O governador José Serra anuncia a sua candidatura à Presidência no próximo dia 10 e nós, aqui na Bahia, estamos começando a fechar a nossa chapa para termos palanques fortes nas eleições de outubro. Nossa unidade, ao contrário das demais, se dá em todo o Brasil e, aqui em nosso estado, pela primeira vez, PSDB e DEM estão juntos. Certamente essa aliança trará novas idéias para esse momento político e uma grande vitória para o bem do povo baiano”, acrescentou.

Clima de despedida

À noite, o clima de despedida se estabeleceu na cidade. Com a presença da cantora Fafá de Belém, convidada para encerrar a festa, Nilo Coelho, muito saudado, se despediu da população, anunciando oficialmente o seu desligamento da prefeitura. Eleito em 2004, Nilo foi reeleito em 2008, cumprindo cinco anos e três meses de mandato à frente da prefeitura de Guanambi.

Esta será a segunda vez que ele deixa a gestão da cidade para compor uma chapa ao governo do estado. A primeira vez aconteceu em 1986, quando ele se afastou para acompanhar Waldir Pires. Com a vitória, Nilo acabou assumindo o governo depois do afastamento de Waldir, que saiu para compor como vice na chapa de Ulisses Guimarães na disputa pela Presidência, em 1989.

Ex-governador da Bahia de 1988 a 1990, pertencente a uma família de políticos tradicionais, Nilo Augusto Morais Coelho é filho do também político Gercino Coelho e sobrinho do político pernambucano Nilo Coelho, que governou Pernambuco de 1967 a 1971. Prefeito várias vezes em Guanambi, sua terra natal (1982, 2004 e 2008). Ele também foi deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário