quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Registros de dengue na Bahia caem 72%

Depois da epidemia que atingiu toda a Bahia no ano passado – com média de 828 casos para cada 100 mil habitantes – os índices de dengue no Estado registraram queda de 72% na primeira semana de janeiro, com relação ao mesmo período de 2009. Foram registrados, nos primeiros dias de 2010, 359 casos, ante 1.282 em 2009. Apesar dos resultados melhores, a preocupação da administração pública ainda é grande, porque 212 dos 417 municípios do Estado registram índice de infestação predial da larva do mosquito Aedes aegypti superior a 1% (o máximo recomendado pelo Ministério da Saúde). Desses, 60 estão sob risco de surto (infestação predial superior a 3,9%).

Em 2009, 208 municípios tiveram incidência alta da doença, com mais de 300 casos por grupo de 100 mil habitantes. “Não é porque o número de casos baixou que podemos relaxar”, diz o governador Jaques Wagner. “Estamos promovendo uma série de ações, como a distribuição de capas para tanques de água e a intensificação da aplicação de inseticida, mas é necessário que a população também faça sua parte”, declarou.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, o grande aumento no número de casos nos dois últimos anos – em 2008 tinham sido registrados 50.727 – é resultado da volta do tipo 2 do vírus da dengue ao Estado, depois de mais de uma década com baixo registro de contágio. De acordo com a diretora do órgão, Alcina Andrade, os tipos 1 e 3 do vírus circularam mais recentemente no Estado, deixando imunizados os que foram infectados por eles. Informações do Estadão.

2 comentários:

  1. Existe no meio de saúde a informação que a secretaria de saúde do município está informando os casos de dengue com se fosse Virose???? peço ao sr. vereador Alan que convoque a gestora de saúde do município para dar explicações sobre esse absurdo!!!

    ResponderExcluir
  2. O que está ocorrendo na verdade é a inexistência do teste da sorolgia para dengue nos PSF's do município. Como os sintomas se confundem em muito com as viroses comuns ficam sem diagnóstico os casos de dengue. Na nossa unidade de saúde (climege) a cada 10 suspeitas pelo menos 5 se confirmam com o exame sorológico. Estamos, portanto, a beira de uma epidemia anunciada. Já fiz protestos na câmara sobre o caso, mas ir na rádio e dizer que está tudo bem e sob controle é mais fácil para uns...
    Vereador Alan Fialho

    ResponderExcluir