sexta-feira, 2 de outubro de 2009

È para Rir ou Chorar? Rio ganha Olimpíadas de 2016.


Depois de três tentativas fracassadas, o Brasil finalmente ganhou a disputa pela sede dos Jogos Olímpicos. Agora, o governo brasileiro pode se preparar para colocar a mão no bolso. O projeto é estimado em R$ 25,9 bilhões, cifra sem precedentes na história do esporte nacional.
" Dinheiro para isso, garantem as autoridades, existe. "Entre as dez maiores economias do mundo, só o Brasil nunca organizou os Jogos Olímpicos", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "
Existe o alerta para o risco de o espólio das Olimpíadas ser resumido a dívidas gigantescas e publicidade negativa para o país selecionado como endereço da competição. A euforia, no caso, daria lugar a uma espécie de depressão. Tome-se como exemplo as consequências positivas dos Jogos Olímpicos realizados em Barcelona (1992) e os resultados negativos de Atenas (2004). A primeira transformou-se no principal ponto turístico espanhol, saltando de dois para três milhões de visitantes ao ano. Já a capital grega amarga até hoje uma despesa de aproximadamente 800 milhões de dólares por ano em manutenção de suas arenas esportivas.
Não poderíamos nos esquecer do que aconteceu com Sydney, Foram construídas 25 sedes. Destas, apenas o Estádio Olímpico e o Centro Aquático foram aproveitados após os Jogos Olímpicos.Os demais locais de competição ficaram três anos abandonados antes que um projeto de salas comerciais finalmente movimentasse a região, e com Atenas, A competição não promoveu revigoramento urbano - 21 dos 22 estádios e arenas esportivas estão esquecidos e sem atividade alguma. O governo local amarga uma despesa de aproximadamente 800 milhões de dólares por ano em manutenção.
È verdade, nosso país só não tem dinheiro para Habitação, Educação, SAÚDE, Previdência social, enfim, enquanto a população de Tóquio e Madrid se manifestava contra a realização o Brasil como sempre recebe mais uma bomba. Valeu Lula !!
Por Bruno Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário